Sistema Inovador
O sistema “DIP – Direct In-line Pump system”, significa Sistema de Bombagem em Linha. O nome atribuído a este sistema justifica-se pelo facto das bombas que o constituem, fazerem a elevação das águas residuais, diretamente a partir da tubagem de chegada, desde que seja detetado um nível mínimo, passível de definir, nessa mesma tubagem.
O Sistema de Bombagem em Linha elimina os inconvenientes relacionados com poços húmidos, nomeadamente:
- Propagação de gases perigosos (H2S)
- Emissão de odores desagradáveis
- Acumulações de areias e gordura
- Corrosão das partes das bombas em contacto com o efluente
- Degradação de estruturas de construção civil
- Sujidade acumulada nas bóias de nível
- Falta de segurança no acesso ao equipamento
Descrição Geral
Este Sistema de Bombagem em Linha é dotado de um sensor estático situado na tubagem de chegada do efluente, o qual regula o processo de bombagem. As bombas são comandadas através de um de variador individual de frequência, adaptando-se assim o seu funcionamento ao efluente que chega a cada instante, não sendo por isso um sistema tipo “tudo ou nada”.
Um Conceito Completo
O modo de conceção deste Sistema de Bombagem em Linha permite a absorção da mistura das águas residuais com ar à saída do emissário gravítico, conferindo-lhe uma velocidade necessária de modo a ser enviada para o ponto de descarga.
As bombas dispõem de impulsores cónicos tipo vortex, que estão protegidos de eventuais obstruções. Os empanques mecânicos das bombas podem trabalhar a seco sem sofrerem danos, durante alguns dias. Todas as partes da bomba em contacto com o efluente são construídas em aço inoxidável 304 L ou 316 L.
Devido às características específicas destes impulsores e ao perfil hidráulico que permitem, a bombagem é mantida, adaptando-se automaticamente ao caudal de chegada e às perdas de carga em causa. Assim, evitam-se as situações de choques hidráulicos, uma vez que os arranques são efetuados progressivamente.
O modo de funcionamento deste Sistema de Bombagem em Linha favorece a passagem de materiais sólidos e fibrosos, sem causar entupimentos. O comando elétrico deste sistema é de simples utilização, conjugando a regulação hidráulica com a variação de velocidade.
O Sistema de Bombagem em Linha poderá ficar aplicado num poço construído em fibra de vidro, betão ou aço inox, o qual ficará ainda dotado de uma bomba portátil, que tem como função incorporar as escorrências do poço de aplicação do DIP, na tubagem de aspiração das respetivas bombas. Uma outra vantagem do Sistema de Bombagem em Linha, em relação às estações elevatórias onde são aplicadas bombas submersíveis consiste na não emissão de possíveis odores.
Ao nível da manutenção do Sistema de Bombagem em Linha é que os trabalhos são reduzidos, uma vez que não é necessário proceder-se à elevação e limpeza de cestos de gradados e bóias de nível. Por outro lado, não é também necessário fazer-se a limpeza do poço de bombagem.
A operação destas infra-estruturas dispensa uma visita diária. No caso de ser necessária alguma intervenção esta é bastante mais rápida, uma vez que as bombas estão aplicadas em poço seco, não havendo problemas de contaminação biológica, nem contacto direto com efluente e gorduras. Este trabalho é, deste modo, bastante mais limpo.